Análise baseada em Dados não se trata de opinião, mas de um método bem estabelecido. A capacidade de manter a marca no dia-a-dia do cliente está na sub base das melhores métricas de marketing.
| Chave | Estatística | |
|---|---|---|
| Recordação da Marca | 90% das pessoas lembram da marca que lhes deu um brinde. | |
| Probabilidade de Compra | 73% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que oferece brindes. | |
| Retenção do Brinde | 87% das pessoas guardam um brinde por mais de um ano. | |
| Retorno sobre Investimento (ROI) | Para cada R$ 1 investido, o retorno pode chegar a 3 vezes mais em vendas. |
Calendário B2B – Uma abordagem estratégica
Além das celebrações comuns do varejo, o calendário B2B também tem diversas datas relevantes para o relacionamento entre as empresas. Ao aproveitar estas datas específicas do setor ou do cliente e usá-las para o relacionamento com seus colaboradores, é possível mostrar conhecimento, preocupação e conexão muito mais profunda.
Empresas que alinham suas demandas comemorativas com a data dos clientes têm 67% mais engajamento e 43% mais conversões de venda. Alguns dos principais eixos estratégicos para datas comerciais são:
1. Reconhecimento de Profissão: Brindar um profissional da sua empresa – como engenheiro, médico ou de TI – com um presente que ele possa usar no dia a dia é um valor-cego muito valioso;
2. Aniversário da Empresa e do Setor: Compartilhar o aniversário da empresa ou um dia da indústria com os clientes é uma excelente maneira de estimular a lealdade e o orgulho do time;
3. Campanhas de Conscientização: das coisas que sua audiência realmente se preocupa – como Outubro Rosa, Novembro Azul ou Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho. Brindes ecológicos, por exemplo, geram 30% mais engajamentos;
4. Celebrações Universais: como o Dia do Trabalhador em 1º de Maio e o Dia do Cliente em 15 de setembro.
O erro, como já vimos, não está em investir nessa iniciativa, e sim na escolha da opção certa. O aprimoramento de valor nos brindes deve crescer nas escolhas dos consumidores conforme tais mimos garantam ainda mais destaque aos clientes e um aumento de percepção positiva na marca.
O tíquete médio de brindes tem um leve aumento no Brasil, crescendo 15,7% no país entre 2022 e 2024, apontando esse novo comportamento.
A seguir, algumas das categorias mais em alta do mercado corporativa, em ordem decrescente do volume de receita:
1. Garrafas e Copos Térmicos para datas comemorativas: 16%. São brindes cotidianos que oferecem uma visibilidade ampla para as empresas.
2. Ecobags e Mochilas : 15%. Juntam a utilidade com a aposta no sustentável para a marca.
3. Cadernos Especiais e Agendas : 15%. Ferramentas de organização que ficam na mesa até o fim do ano.
4. Produtos Tecnológicos: 14%. Fones de ouvido, carregadores portáteis e caixas de som são vistos como os brindes de maior valor a se obter.
Ao comprador e ao profissional de trade marketing. Como sabemos, a decisão de compra dos brindes corporativos é influenciada por diversos fatores: desde o orçamento disponível e o público-alvo da campanha até o seu objetivo final e a logística de distribuição. O grande segredo de uma campanha promocional bem sucedida está no planejamento do antes. Ao antecipar as datas comemorativas, torna-se mais fácil a escolha dos melhores produtos, facilitam-se as negociações e tem-se a segurança de que sua campanha será realizada no momento ideal para causar o maior impacto sobre o seu público.
Na Valtech, temos uma consultoria altamente especializada a orientar a sua empresa pelos melhores caminhos possíveis segundo as datas comemorativas e os produtos que por fim mais se beneficiam no que tange os seus objetivos estratégicos. A nossa expertise e o nosso portfólio amplo e especializado asseguram que a sua empresa não será simplesmente lembrada, mas será celebrada. Mande celebrar para cada data comemorativa, especial ou sem razão. Venha conhecer as nossas soluções e fale com um consultor.